Fotovideo

3 dicas para melhorar seu negócio de foto ou vídeo

Veja dicas simples e práticas para deixar seu negócio de fotografia, ou vídeo, mais organizado e rentável 

1. Tenha um bom fluxo de trabalho. O mapeamento, ou “workflow”, é algo bem comum nas empresas corporativas. É importante mapear todo o fluxo de trabalho para que você saiba exatamente o que fazer e quando, seja na negociação ou na hora de sair para fotografar/filmar. Escreva todo o processo em detalhes. Coloque detalhes que mostrem o que levar e o que fazer em cada situação que pode acontecer, como, em caso de chuva, falha de um equipamento, furto etc.

Encontre os erros e falhas e se programe para investir nas áreas mais defasadas que for encontrando ao longo desse mapeamento, não dá para ter um processo redondo e perfeito da noite para o dia – isso exige planejamento e foco. Quanto melhor for seu mapeamento, menor a chance de você ter problemas no futuro, sejam eles a falta de uma câmera backup no evento ou um email que não foi respondido ao seu cliente.

2. Encontre as pessoas certas. Vendemos nosso trabalho como algo único, e como profissionais buscamos ao máximo valorizar nosso trabalho, uma das maneiras de mostrar esse profissionalismo é buscando profissionais de outras áreas para nos ajudar. Seja um designer para ajudar em nosso branding ou uma jornalista para escrever nossa biografia no site. Busque sempre um profissional da área, caso o orçamento esteja curto, busque parcerias ou a famosa troca de serviços. Por isso, a dica aqui é: busque sempre a pessoa certa, e na hora de fazer algo em sua empresa se pergunte, “eu sou a pessoa certa para esta função?”.

3. Entrega e apresentação. Em um mundo onde as empresas competem cada vez mais para criar uma experiência de compra ao consumidor, os fotógrafos ou videomakers não deveriam pensar diferente. Diferentes opções de entrega, materiais e tecnologias novas são um diferencial, e podem ser  decisivos  na hora em que seu cliente está indeciso entre você e seu concorrente. Procure fornecedores que possam lhe atender hoje e amanhã, em outras palavras, talvez hoje seu mercado seja mais simples e busque mais a economia e o custo final, mas caso você queira crescer ou encontre com um cliente que busca algo mais refinado, esse fornecedor vai poder lhe atender?

Fonte: Blog Wedding

Você tem um MEI ou está pensando em abrir um para formalizar seu negócio e quer ficar tranquilo com a Receita Federal? consulte a Contabilizamos.